quinta-feira, 23 de julho de 2009

E nestes dias...

...lembro-me como estarias todo satisfeito com esta descida de temperatura e céu mais cinzento que toldaria o sol que tanto te incomodava.
Como apesar de, na mesma com calor, zombarias das nossas queixas pela falta do sol.
Hoje seria um bom dia para estares connosco, pai.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A minha série do momento - True Blood


Depois de ler de enfiada 7 livros da série e já ter encomendado o 8º (viva a Amazon!), descobri que há a série a adaptar esta fantasia de vampirices, que muito bem me tem feito para ocupar a cabeça e afastar pensamentos mais tristes que estão sempre, sempre à espreita, prontos a despoletar uma catadupa de lágrimas.

Comecei há dias a ver a série e acho que tem um dos genéricos mais porreiros que tenho visto.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

GRIPE - UMA OUTRA PERSPECTIVA

PANDEMIA DE LUCRO

Que interesses económicos se movem por detrás da gripe porcina??? No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vitimas da Malária que sepodia prevenir com um simples mosquiteiro.Os noticiários, disto nada falam!
No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarreia que se poderiaevitar com um simples soro que custa 25 centimos. Os noticiários disto nada falam!
Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam amorte de 10 milhões de pessoas a cada ano.Os noticiários disto nada falam!
Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves……os noticiários mundiais inundaram-se de noticias…Uma epidemia, a mais perigosa de todas…Uma Pandemia!Só se falava da terrífica enfermidade das aves.Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos…25 mortos por ano.
A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.
Um momento, um momento.
Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?Porque atrás desses frangos havia um “galo”, um galo de crista grande.A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população.Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.-
Antes com os frangos e agora com os porcos.-Sim, agora começou a psicose da gripe porcina. E todos os noticiários do mundo só falam disso…-Já não se fala da crise económica nem dos torturados em Guantánamo…-Só a gripe porcina, a gripe dos porcos…-
E eu pergunto-me: se atrás dos frangos havia um “galo”… ¿ atrás dos porcos… não haverá um “grande porco”?A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú.
O principal accionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretario da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque…
Os accionistas das farmacêuticas Roche e Relenza estão esfregando as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú.
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
Não nego as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.
Mas se a gripe porcina é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação.
Se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, porque não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza o fabrico de medicamentos genéricos para combatê-la?Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres.
Essa seria a melhor solução.
(recebido por e-mail, de autor desconhecido)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Quis fazer o bem...

...e, de repente, não tinha a quem!
Hoje depois de almoço, vinha sossegadinha na minha vida, e à porta de uma pastelaria / restaurante estava um imigrante a pedir, fazendo gestos a apontar para a boca.
Pensei, dinheiro não dou, mas fui lá dentro e pedi uma sande de omolete. Não sabia, mas foi feitinha na hora, o que demorou pouco mais de 5 minutos.
Paguei e saí pronta a dar a sande ao homem. Mas ele já não estava em lado algum que se visse!!
Ora bolas! Frustrou-me a caridade!
Por outro lado, fica o meu jantar resolvido: com uma sopa e uma salada de tomate, fica a janta feita!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A GRIPE É ALTURA DE FALAR CLARO

Texto de João Vasconcelos Costa in http://jvcosta.planetaclix.pt/gripe.html
07.07.2009

"Tenho evitado adiantar projecções de números, para não causar alarmismos, coisa que critiquei a outros. Hoje, foi o próprio director geral que adiantou números, diga-se que de forma serena e adequada ao que também me está a fazer mudar de opinião, a irresponsabilidade de muita gente que anda a escrever na “net” que não há-de ser nada, é tudo alarme da ministra e dos jornalistas. Assim, penso que se justifica alertar a sério as pessoas, naquela atitude que defendi aqui deste o início, é uma situação que exige preocupação informada.
Embora sem que isto exija medidas mais rigorosas do que as que têm sido tomadas em Portugal, é importante pensar-se que a nossa situação está a mudar. Vou resumir, desenvolvendo depois alguns aspectos: i. o número de casos acumulados (claro que a quase totalidade já curados e já não contagiantes) está a aumentar a taxa progressiva. ii. já temos transmissão em Portugal, embora ainda não “comunitária”. iii. começa a ter de se considerar à parte, como simulação da propagação, a situação dos Açores, com crescente número de visitantes das comunidades açorianas nos EUA e no Canadá. iv. como se vê pela relação entre os nossos casos mais recentes e as
Baleares, cheias de turistas ingleses, é preciso estar atento à época turística do Algarve.
O director geral afirmou hoje que o número um pouco mítico de 100 casos podia ser atingido dentro de duas semanas ou até antes. E que, em situação de pandemia, poderíamos ter cerca de 20-25% da população doente. Neste momento, não vou discutir este último número, que creio só se basear na história das duas pandemias da segunda metade do séc. XX. Não faço ideia do que vai ser esta. No entanto, creio que é avisada a atitude do director geral, no sentido de ter isso como base para os planos de intervenção, como discutirei em nota a seguir.
Menos arriscado é olhar para números nos próximos tempos, ainda antes de a pandemia, no hemisfério Norte, como é bem possível, explodir em Outubro ou Novembro. Mesmo assim, é imprevisível como vai ser a cinética dessas duas ondas, a actual a descer eventualmente, depois a grande. A situação de inverno no hemisfério Sul, nos próximos meses, vai ser instrutiva. O que já estamos a ver, na Argentina, Austrália, Chile e Uruguai é uma progressão (9% ao dia) superior ao nível médio mundial (6%). No entanto, em ambos os casos, não está a haver “explosão”, porque a taxa se mantém relativamente uniforme, sem aumento geométrico.
Admitindo que com muita margem de erro, vou considerar optimisticamente que esta primeira onda, no hemisfério Norte, vai começar a cair em meados de Agosto e que a segunda começará em princípio de Outubro, com uma taxa média de progressão três vezes maior do que a da primeira onda. No entanto, insisto, estou a fazer um exercício de adivinhação, embora com alguma racionalidade.
A nível mundial, como disse, a pandemia está a espalhar-se a uma taxa média diária de 6%. Não é muito elucidativa, por ser uma média, mundial, de situações muito diversas. Talvez mais informativa para nós seja a situação inglesa, o caso mais típico de um país que ainda não está em época sazonal de gripe mas que tem grande movimento de viagens e já muita transmissão comunitária. A taxa média de progressão, no último mês, foi de 12,6% ao dia. O outro foco importante com transmissão comunitária, o Japão, tem valores muito próximos.
Também é importante olharmos para a situação do maior foco mundial, o norte americano, que provavelmente vai ser a melhor comparação com o modelo bifásico das pandemias anteriores e que tem para nós a importância especial do movimento de açorianos entre as ilhas e as comunidades americanas - já há 8 casos nas ilhas, em 42 casos portugueses. A taxa a considerar é de 5% ao dia, com grande uniformidade (onda baixa, mas ainda não a cair). Mas que confiança merecem estes números, que são só os de confirmação oficial, de pessoas internadas em hospitais? Escreverei sobre isto, sobre a hipótese séria que se põe de, só nos EUA, já ter havido cerca de um milhão de doentes, número muito maior do que o oficial, de 33.902.
Passemos a Portugal. Vou considerar que o movimento típico das viagens de verão já começou ou até pode aumentar. Estamos agora com 42 casos, com uma taxa de progressão diária, média, de 19,4% e a crescer diariamente a própria taxa de aumento, o que aponta para um aumento exponencial. Como indicador para os planos de contingência, estabeleceu-se como número importante o de 100 casos. Como disse, a ideia da DGS é de o atingirmos dentro de duas semanas. Infelizmente, é erro, porque a projecção dos nossos valores apontam para esse valor daqui a 6 dias. Daqui a duas semanas, se não se alterar a taxa de progressão, teremos cerca de 400 casos e, probabilisticamente, já uma ou duas mortes.
Especulemos, como disse, com uma situação de primeira onda a terminar a meio de Agosto e adoptando, como indicadora muito geral, a taxa de progressão inglesa. Isto porque, apesar de já termos dois casos de transmissão “secundária” (pessoa a pessoa, já em Portugal), foram de contactos próximos. Quando passarmos à transmissão comunitária, na rua e no dia-a-dia, como estou convencido que vai acontecer em breve, a taxa de propagação vai subir.
Nessa data, meados de Agosto, poderemos ter tido já cerca de 37.000 casos, com cerca de 150 mortos se se mantiver a actual taxa de mortalidade. Se este for o número de casos como ponto de partida para uma segunda vaga com três vezes maior taxa de disseminação (cerca de 1,8% ao dia) uma pandemia de três meses (optimismo) afectaria cerca de 3,5 milhões de portugueses, 14.000 mortos. O director geral não estava a exagerar. Depois ninguém diga que não foi prevenido.
E agora, que fazer? Penso que é tempo de dizer muito mais do que, prudentemente, tem sido dito. Fica para amanhã.
Nota - Todos os parâmetros usados neste texto foram calculados a partir dos relatórios qwuase diários da OMS e dos números divulgados pelo Ministério da Saúde
."

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Nota mental

Da próxima vez que for à praia para Tróia: Além do protector solar, levar um bom repelente de mosquitos!! Venho toda mordida!!

2ª mental: quando se planeia uma ida à praia, convém não ter os bikinis a 300km de distância!! O que vale é que tenho conjuntos de roupa interior muito bonitos e que serviram perfeitamente! Praia quase deserta também ajuda a diminuir o embaraço...

eh pá... mas que soube bem isso soube!!

Ganhei! Ganhei!

Pela 2ª vez na vida ganhei o euromilhoes! Ai estou tão contentinha quem nem posso!!

Depois da fortuna anterior: 7.50€, agora fui afortunada com o valor incrível de 10,50€

Ai que até estou desorientadinha com tanto dinheiro!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ainda não sinto como verdade.

Ainda não sinto como verdade esta ausência que me dói. Um mês já, um mês inteirinho já passou e eu ainda não acredito muito bem que cada vez que for a casa dos meus pais ele já não está lá...
Cada reunião familiar, por muito que disfarcemos, sabemos que ele não está lá e a falta que nos faz..
dói, dói, dói...